Estratégias de avaliação da qualidade de sementes para subsidiar a recomposição florestal no Território Meio-Norte Capixaba: Infraestrutura tecnológica

Resumo: A recomposição florestal pode ser alcançada pela regeneração natural (com e sem manejo) e pelo plantio em área total (com semeadura direta e, ou, plantio de mudas), preferencialmente com adoção de sistemas agroflorestais. O cuidado com as sementes é determinante na qualidade das mudas e consequentemente no desempenho dos métodos de recuperação das áreas degradadas. Esse cuidado vai desde a coleta das sementes no campo, passando pela seleção e tratamento, até a germinação e pegamento das plântulas no viveiro e no campo, quando adotada a técnica de plantio em área total com semeadura direta.
Estratégias para reduzir os custos de projetos de recuperação florestal e permitir ganhos com a recomposição florestal, englobam análises de viabilidade de espécies florestais previamente selecionadas, com plantio de sementes em casas de vegetação e ambientes controlados (estufas), de acordo com cada região. Com isso, há a perspectiva de se desenvolver pesquisas multidisciplinares para apoiar produtores rurais com a redução dos passivos ambientais.
Os passivos ambientais dizem respeito aos investimentos e ações realizadas para recuperar os danos causados ao meio ambiente. No caso do ambiente rural, pode-se dizer que essas ações são a remediação dos impactos gerados pelas atividades agrícolas. Regenerar a vegetação natural, com melhores tecnologias de germinação e recuperação, são formas de evitar esses gastos futuros.

Data de início: 2022-01-02
Prazo (meses): 60

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Doutorado Patrícia Bourguignon Soares
Colaborador Armando Biondo Filho
Coordenador Diolina Moura Silva
Pesquisador Leonardo Faria Silva
Pesquisador ANDREA BITTENCOURT MOURA

Páginas

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910