Planejamento Estratégico do PPGBV

Buscando atender as diretrizes do CTC da área Ciências Agrárias I quanto a implantação de Planejamento Estratégico do Programa (PEP) em consonância com o Planejamento de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Instituição proponente, a Coordenação elaborou o texto abaixo para análise e apreciação no Colegiado. O texto está dividido no atual tripé da Ficha de Avaliação dos Programas na Área de Ciências Agrárias I (quadriênio 2017-2020): 1. Programa, 2. Formação e 3. O PEP buscou contemplar a descrição (missão, visão e valores), os objetivos (operacionais, táticos e estratégicos, de curto, médio e longo prazo, respectivamente), o diagnóstico (pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças), o plano de ações (objetivos, metas, execução e acompanhamento) e processos e procedimentos de autoavaliação. Consideramos, ainda, o potencial do programa para o desenvolvimento regional, apresentando possíveis indicadores de melhoria e avanços esperados face a evolução do programa. Ressaltamos os mecanismos de avaliação, adequação e modernização da estrutura de pesquisa (linhas e projetos) e matriz curricular frente aos novos cenários e desafios da área, plano de credenciamento/recredenciamento e qualificação docente, considerando formas e estratégias de melhoria das condições atuais e futuras. Propostas de política de internacionalização e/ou inserção social e estratégias de acompanhamento e interação com egressos também foram comtemplados.
  1. Programa

    1. Articulação, aderência e atualização das áreas de concentração, linhas de pesquisa, projetos em andamento e estrutura curricular, bem como a infraestrutura disponível, em relação aos objetivos, missão e modalidade do programa. Estratégias: Redação da trajetória histórica do programa, contexto de criação, evolução do programa e sua coerência com os objetivos e perfil de formação desejados; análise da estrutura curricular com foco nas habilidades e competências esperadas para o perfil proposto, a matriz curricular contendo as disciplinas e sua organização em núcleos ou etapas de formação, a estrutura de pesquisa em linhas e projetos de pesquisa; qualidade da infraestrutura própria e compartilhada do PPG para sustentação das atividades previstas no PPC do programa (detalhando espaços didáticos pedagógicos, administração, laboratórios, bibliotecas e acesso à rede mundial de computadores) e cadastrar novos projetos de pesquisa com financiamento próprio. Metas: Atualização das informações da Proposta contida na plataforma Sucupira no último bimestre de cada ano e no último ano da avaliação quadrienal; novo inventário dos espaços pedagógicos, administrativos, bibliotecas, laboratórios e equipamentos setoriais e de uso coletivo; revisão quadrienal das ementas e atualização da bibliografia de todas as disciplinas e atividades do Programa bem como a criação de 02 novas disciplinas no atual quadriênio; 80% dos docentes coordenando, pelo menos, 01 projeto de pesquisa por biênio, destinando parte dos recursos para manutenção de equipamentos e custeio de material de consumo; melhoria da rede elétrica da sala de multiuso e de lavagem em 2022.
    2. Perfil do corpo docente, e sua compatibilidade e adequação à Proposta do Programa. Estratégia: Adequar e a diversificar a formação do corpo docente em relação as linhas de pesquisa/disciplinas e a compatibilidade com os objetivos e o perfil profissional desejado; elevar a produtividade científica do corpo docente por meio da média do índice h5 (Scopus); garantir a dimensão do corpo docente em relação ao número mínimo de 12 docentes permanentes no quadriênio e a distribuição equilibrada desses docentes entre as linhas de pesquisa; assegurar que o  corpo docente (permanentes mais colaboradores) deve ter no mínimo 70% de docentes permanentes sendo que esse percentual deve ter vínculo em tempo integral com a Instituição proponente e dedicação mínima de 12 horas semanais ao Programa; no caso de alterações de docentes durante o quadriênio, justificar; aumentar o percentual de docentes com dedicação exclusiva no Programa.  Metas: Considerando o atual quadro de 14 DP, distribuir 7 docentes na linha de pesquisa Ecologia Funcional de Algas e Plantas, e 7 na linha de pesquisa Fisiologia Molecular de Organismos Fotossintetizantes; 100% docentes produzindo pelo menos 01 artigo ou demais produtos de dissertação/tese por ano; conservar o atual número de DP (14) até o final do presente quadriênio; garantir que o mínimo de 70% DP (10 docentes) tenha vínculo com a UFES. Atualmente, somos 12 DP da UFES; justificar no Sucupira o credenciamento dos docentes Stéfano Zorzal de Almeida credenciamento em 12/2021 e Sara Dousseau Arantes em 06/2022; incentivar a dedicação exclusiva no Programa de pelo menos 50% dos docentes.
    3. Planejamento estratégico do programa. Estratégia: Apresentação da integração do planejamento estratégico (PEP) com o PDI da UFES; atuação sistemática da Comissão de Autoavaliação na avaliação do Programa (vocação do Programa para a Internacionalização ou Inserção Social, qualidade da formação acadêmica proporcionada pelo Programa aos seus estudantes e egressos, inserção dos egressos no mercado de trabalho e na área de formação do Programa, matriz curricular, adequação e modernização das linhas de pesquisa e projetos, infraestrutura dos laboratórios, qualificação dos docentes, impactos do credenciamento/recredenciamento de docentes, etc.). Metas: Atualizar a cada biênio o PEP com o PDI da UFES na plataforma Sucupira; realizar uma Autoavaliação a cada biênio e apresentação do relatório dessa atividade na forma de seminário ao Colegiado sendo o mesmo disponibilizado na pag. da Web do Programa; manutenção de todos os equipamentos apresentando defeito até o final do quadriênio; melhorias da instalação elétrica da sala de lavagem e de multiuso.
    4. Os processos, procedimentos e resultados da autoavaliação do programa, com foco na formação discente e produção intelectual. Estratégia: criação de Comissão de Autoavaliação permanente constituída por, pelo menos, 02 representantes docentes, 01 discente, 01 administrativo, 02 egressos do Programa, e 01 docente externo ao PPGBV. O relatório deve avaliar os docentes (participação nas atividades didáticas, orientações, produções intelectuais com egressos/estudantes do Programa, parcerias internacionais (publicações/coorientação/estágios de laboratório), os projetos de pesquisa (coordenados e financiados) e de extensão (coordenados), a difusão do conhecimento, a inserção social (projetos e cursos de extensão, treinamentos, publicações, etc.), os discentes (rendimento escolar e divulgação de suas pesquisas em eventos científicos), os egressos (atuando na área e qualidade da formação proporcionada pelo Programa ao egresso) e o serviço administrativo da UFES. Meta: A Comissão de Autoavaliação deverá apresentar 01 relatório por biênio a ser apresentado na forma de seminário a todos os segmentos do PPGBV e divulgado na página do Programa. O próximo relatório deve ser apresentado em outubro de 2022.
  2. Formação
    1. Qualidade e adequação das teses, dissertações ou equivalente em relação às áreas de concentração e linhas de pesquisa do programa. Estratégia: Valorizar as melhores dissertações/teses obedecendo a distribuição equilibrada entre as linhas de pesquisa, considerando a originalidade, inovação científica e tecnológica e seus impactos econômicos e sociais. Metas: Selecionar 4 dissertações/teses, sendo pelo menos 01 por ano, conforme estabelecido na Ficha de Avaliação do CTC da área. O critério de seleção deve levar em consideração a qualidade dos produtos originados e o destino do egresso. Esses TCC devem manter a distribuição igualitária entre as linhas de pesquisa.
    2. Qualidade da produção intelectual de discentes e egressos. Estratégias: A partir do atual quadriênio, a confecção de diploma de conclusão de curso fica condicionada, dentre outros documentos exigidos pela Secretaria Integrada das Pós-Graduações do CCHN, a apresentação de comprobatório de submissão e/ou aceite de pelo menos 01 (um) manuscrito da dissertação de mestrado, aceite e/ou publicação de pelo menos 01 (um) manuscrito da tese de doutorado, ambos em periódicos da área Ciências Agrárias I, e de elevado percentil no Scopus. Metas: 100% dos docentes com, pelo menos, 01 artigo científico/ano associado a estudantes/egressos do Programa, publicado em periódicos Qualis A-B1 e aderente a formação curricular do Programa. Esse item deverá ser avaliado até o final do primeiro semestre de 2023.
    3. Destino, atuação e avaliação dos egressos do programa em relação à formação recebida. Estratégia: Envio de formulários do google forme para os egressos pela Comissão de Autoavaliação. Outra estratégia de alcançar os egressos por currículo lattes e busca de informações no Google. O informante deve fornecer, entre outros, a atividade profissional atual, se vinculado ou não a área de formação no PPGBV. O Programas deve indicar e justificar 4 egressos de destaque entre os titulados no quadriênio. Meta: Que 65% dos egressos respondam o questionário.
    4. Qualidade das atividades de pesquisa e da produção intelectual do corpo docente no programa. Estratégia: Elevar a produção científica do programa no quadriênio convertida em pontuação ponderada pelo estrato Qualis, dividida pelo número de DP/ano; aumentar a pontuação dos melhores produtos indicados por DP, ponderada por estrato em artigos, livros, capítulos de livro e patentes com discentes/egressos, dividida por DP/ano; elevar o percentual dos melhores produtos indicados por docentes permanentes em estratos superiores (artigos nos estratos A1-A2, livros-capítulos em L1-L2 e patentes em T1-T2). Os DP devem indicar as produções total do programa (PTP) melhor qualificadas associada aos egressos/estudantes e aderentes a estrutura curricular do programa. Metas: 80% dos docentes indiquem no máximo 04 produções do quadriênio associadas a estudantes/egressos, publicados em estratos A-B1 e de maior percentil no Scopus. Se optar por outros produtos de conclusão de curso, que sejam do estrato L1-L2 (livros e capítulos livros) e T1-T2 (patentes).
    5. Qualidade e envolvimento do corpo docente em relação às atividades de formação no programa. Estratégia: Proporcionar distribuição equilibrada da quantidade de teses/dissertações por orientador concluídas no quadriênio; estimular o envolvimento dos DP em atividades de ensino; nivelar o número de DP envolvidos em atividades de orientação; ampliar a participação dos DP como coordenador de projetos de pesquisa; promover a estabilidade do corpo docente. Metas: Pelo menos 80% dos docentes concluindo 1-2 dissertações/teses por ano no quadriênio; 100% dos docentes ofertando pelo menos uma disciplina por biênio; 100% dos DP mantendo o quantitativo de 3-5 dissertações/teses em andamento por ano; 100% dos DP coordenando projetos de pesquisa financiado até o final do primeiro semestre de 2023; garantir a permanência de 90% do corpo docente no Programa no próximo processo de recredenciamento a ser realizado no segundo bimestre de 2023.
  3. Impacto na Sociedade:
    1. Impacto e caráter inovador da produção intelectual em função da natureza do programa. Estratégia: Elevar o quantitativo de produto derivado da atividade pós-graduação e disponível para coletividade, na forma de indicação de artigos científicos mais relevantes no quadriênio, associados ou não a discentes/egressos. Recomenda-se a seleção dos artigos mais citados pela comunidade científica (Scopus – CiteScore ou Web of Science - IF) da área de Ciências Agrárias. Os artigos selecionados serão avaliados quanto número de citações (Ncit) recebidas no quadriênio, seu impacto de citação ponderado por campo (ICPC) e seu percentil (P%).  Metas: 80% dos DP indicando 05 artigos mais relevantes no quadriênio, sendo os mais citados pela comunidade científica e de percentil superior a 80% no Scopus.
    2. Impacto econômico, social e cultural do programa.  Estratégias: Indicar os melhores produtos e relatar seus impactos seguindo o modelo de declaração de impacto e as recomendações propostas pelo GT-Impacto e Relevância Econômica e Social. Os produtos não precisam estar associados a discentes/egressos. O programa deve se esforçar em aumentar o quantitativo de produtos com a participação de empresas. Metas: Indicar 05 produtos gerados no quadriênio e destacar seus impactos; 80% dos docentes permanentes produzindo, pelo menos, 01 PT de caráter extensionista ou de impacto direto na sociedade (conhecimento gerador de riqueza, impacto social/cultural podendo gerar renda, abrangendo primordialmente dimensões políticas, organizacionais, ambientais, culturais, simbólicas, sanitárias, educacionais) no quadriênio com a participação de empresas; envolvimento dos discentes em atividade extensionista na forma de disciplina ou atividade obrigatória, com ou sem crédito.
    3. Internacionalização, inserção regional e visibilidade do programa. Considerando a previsão da divulgação da última Avaliação Quadrienal (2017-2020) até o final do ano, tão logo isso aconteça, o Colegiado voltará a discutir esse item. De qualquer forma, ficam aqui registradas as Estratégias de cada segmento avaliativo, e as possíveis Metas a serem adotadas. Estratégias: Se optar pela Internacionalização, elevar o percentual de artigos de DP com colaboradores internacionais e número de instituições colaboradoras no exterior e no Brasil; Informar as ações quanto a: existência de política institucional, mecanismos utilizados, mobilidade (discentes e docentes com treinamento no exterior, docentes e discentes estrangeiros em treinamento no programa), política de atração de pesquisadores estrangeiros, as pesquisas bilaterais (docentes participantes em projetos de pesquisa internacionais), infraestrutura (laboratório de nível internacional e salas para a recepção de professores e discentes do exterior) e oferecimento de disciplinas (presencial ou à distância). Se optar pela Inserção: elevar o percentual de DP em: projetos de extensão creditados pela IES ou aprovados por órgãos de fomento público ou privado no quadriênio, iniciativas de popularização do conhecimento científico financiado por órgãos públicos ou privados,  participação em Comissão Municipal/Estadual/Nacional de caráter não acadêmico, participação em Comitê de Agência de Fomento ou Sociedades Científicas, prêmios/reconhecimentos/distinções por sua atuação em pesquisa/ensino/extensão, participação como editor e/ou corpo editorial de periódicos nacionais e internacionais, participação como organizador de evento científico regional/nacional/internacional, bolsa de produtividade (CNPq e outras agências de fomento) e participação como palestrante em eventos nacionais/internacionais. Metas: Internacionalização: Até o final do primeiro semestre de 2023, 80% dos DP devem dar continuidade às parcerias internacionais já firmadas e/ou estabelecer novos acordos internacionais; informar anualmente no Coleta a política institucional da UFES; definir os mecanismos a serem utilizados; mobilidade (no discentes e no docentes com treinamento no exterior, no docentes e no discentes estrangeiros em treinamento no programa), definir a política de atração de pesquisadores estrangeiros, 80 % docentes participando em projetos de pesquisa internacionais até último biênio de 2023, providenciar infraestrutura (adequação de pelo menos 2 laboratório de nível internacional e 02 salas para a recepção de professores e discentes do exterior) e oferecimento de 02 disciplinas em inglês (presencial ou à distância) até o último biênio de 2023. Inserção: Pelo menos 80% dos docentes coordenando projetos de extensão até o final do presente ano (2023); pelo menos 80% dos docentes promovendo a popularização do conhecimento científico até o final de 2023; pelo menos 60% dos docentes participando de comissões de caráter não acadêmico até o final de 2023; pelo menos 30% dos docentes participando em comitês de agência de fomento ou sociedades científicas até final de 2023; pelo menos 20% dos docentes recebendo prêmios/reconhecimentos/distinções por sua atuação até final de 2024; pelo menos 20% dos docentes participando como editor e/ou corpo editorial de periódicos até final de 2024; pelo menos 30% dos docentes participando como organizador de evento científico até final de 2024; pelo menos 30% do corpo docente ser bolsista de produtividade PQ até final de 2024; e pelo menos 40% dos docentes participando como palestrante em eventos científicos até final de 2024.
    4.  
    5. Estratégias da Visibilidade: Estratégias: Melhorar as informações sobre o histórico e evolução do programa, estrutura curricular, corpo docente, editais de seleção de alunos, atas de reuniões da comissão gestora e do colegiado e Ficha de Avaliação Quadriênio 2017-2020 da área Ciências Agrárias I, orçamento detalhado com receitas e dispêndios anuais, informações atualizadas e relevantes sobre o cotidiano do programa, eventos, cursos e destaques ente docentes, discentes e técnicos nos diferentes campos de atuação em ensino, pesquisa e divulgação do conhecimento para a sociedade. Informações básicas dos programas devem ser apresentadas em pelo menos em mais uma língua, além de português. Garantia de amplo acesso a dissertações e teses pela Web de acordo com a legislação vigente, com arquivos em PDF. Situações especiais onde o sigilo precisa ser preservado devem ser justificadas. Metas: Disponibilizar até agosto de 2022 na pág. Web do Programa o link das atas do colegiado, atas das comissões, ficha de Avaliação Quadrienal 2017-2020, orçamento PROAP; divulgação de pelo menos 01 das nossas pesquisas por mês nos meios de comunicação da UFES e mídia local; 80% dos docentes oferecendo, anualmente, mini-cursos sobre técnicas de laboratório para graduandos; 80% dos docentes oferecendo, anualmente, cursos para a comunidade externa a UFES. Para isso, envolver os estudantes na organização dos eventos.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                  Vitória, 20 de julho de 2022

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