ATUAÇÃO DE GRADIENTES DE RADIAÇÃO SOLAR NA FISIOLOGIA E BIOQUÍMICA DAS PLANTAS E NA CARACTERIZAÇÃO FÍSICA DOS FRUTOS E NA QUALIDADE DAS SEMENTES DE DOIS GENÓTIPOS DE Theobroma cacao L. (MALVACEAE)

Nome: TATIANE APARECIDA ZORZAL SEIDEL
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 11/09/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Geraldo Rogério Faustini Cuzzuol Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Camilla Rozindo Dias Milanez Examinador Interno
CARLOS ALBERTO SPAGGIARI DE SOUZA Coorientador
Diolina Moura Silva Examinador Interno
Geraldo Rogério Faustini Cuzzuol Orientador
LEONARDO VALANDRO ZANETTI Suplente Externo
MARCOS THIAGO GAUDIO GOMES Examinador Externo
Sara Dousseau Arantes Examinador Externo
Viviana Borges Corte Suplente Interno

Resumo: RESUMO

ATUAÇÃO DE GRADIENTES DE RADIAÇÃO SOLAR NA FISIOLOGIA E BIOQUÍMICA DAS PLANTAS E NA CARACTERIZAÇÃO FÍSICA DOS FRUTOS E NA QUALIDADE DAS SEMENTES DE DOIS GENÓTIPOS DE Theobroma cacao L. (MALVACEAE)
O cultivo do cacaueiro (Theobroma cacao L.) em ambientes com pouca ou nenhuma sombra tem ganhado destaque por elevar a produtividade em relação ao cultivo em ambientes sombreados. O cacaueiro é considerado uma das culturas perenes mais importantes do mundo por suas sementes serem a matéria-prima para a produção do chocolate, um dos alimentos mais consumidos mundialmente. No entanto, os estudos com plantas de cacaueiro expostas a pleno sol, estudam seu comportamento fisiológico e bioquímico apenas quando jovens, no seu crescimento inicial, não existem estudos que avaliem as modificações fisiológicas e bioquímicas de plantas de cacaueiro adultas, bem como a análise de frutos e sementes formados em diferentes condições de radiação solar. No presente trabalho, avaliou-se alterações fisiológicas e bioquímicas provocadas pelos diferentes níveis de radiação solar (100% -pleno sol-, 70%, 50% e 20%), no inverno e verão, em plantas adultas de dois genótipos de cacaueiro, PH 16 e IPIRANGA 01, ambos resistentes à vassoura de bruxa. Também se avaliou como os diferentes níveis de radiação solar (100% -pleno sol-, 70% e 50%) interferem nas características físicas dos frutos, bem como na qualidade das sementes. Plantas do genótipo PH 16 exibiram um melhor desempenho sob condições de 100% radiação solar. O genótipo IPIRANGA 01 mostrou variações de comportamento, no entanto tais variações não causaram danos que impedissem o desenvolvimento e manutenção das plantas, o que permitiu o ajuste e a aclimatação das plantas. Desse modo, ambos os genótipos estudados mostraram capacidade de aclimatar-se aos diferentes níveis de radiação solar estudados. Os frutos do genótipo PH 16 além de mostrarem um maior rendimento de sementes e de polpa quando cultivados a pleno sol, também mostraram uma maior produção, as sementes desse genótipo a pleno sol exibiram características favoráveis a uma produção de chocolates de qualidade. Já os frutos do genótipo IPIRANGA 01 não exibiram a pleno sol um maior rendimento quando comparado principalmente a 50% de radiação solar, no entanto a pleno sol a produção foi maior do que nos demais tratamentos. Sendo assim, o cultivo a pleno sol é indicado para o aumento da produção do cacaueiro e ao mesmo tempo obter padrões de qualidade das sementes.

Palavras-chave: Radiação solar, Cacau, Fotossíntese, Pigmentos, Carboidratos, Sementes, Qualidade.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910