Apresentação
Bem-vindo ao Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal (PPGBV) da Ufes
-
Visa elucidar questões ecofisiológicas frente aos impactos antrópicos e mudanças climáticas, tais como os mecanismos de tolerância e resistência, identificação de bioindicadores, análises de fotossíntese, metabolismo do estresse oxidativo, fitoquímica, estocagem de carbono, anatomia funcional, germinação de sementes e crescimento de frutíferas e nativas. Visando, sempre que possível, a aplicação social, ambiental e econômica.
-
são investigadas a expressão das enzimas do estresse oxidativo, mecanismos de defesa e resistência aos microorganismos, análises tóxicogenéticas, metabólitos secundários e cultura de tecidos in vitro. Visando, sempre que possível, a aplicação social, ambiental e econômica.
O Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal possui uma área de concentração em Fisiologia Vegetal e duas linhas de pesquisa: 1) Fisiologia Molecular de Organismos Fotossintetizantes - onde a equipe investiga a expressão das enzimas do estresse oxidativo, os mecanismos de defesa e resistência aos microorganismos, análises tóxicogenéticas, análises dos metabólitos secundários e cultura de tecidos in vitro, e 2) Ecologia Funcional de Algas e Plantas – que visa elucidar questões ecofisiológicas frente aos impactos antrópicos e as mudanças climáticas, tais como os mecanismos de tolerância e resistência às condições ambientais limitantes ao crescimento, identificação de bioindicadores, análises de fotossíntese, do metabolismo do estresse oxidativo, a fitoquímica, a estocagem de carbono, anatomia funcional, germinação de sementes e crescimento de frutíferas e nativas.
O programa tem sua sede em Vitória-ES, oferecendo o curso de Mestrado em Biologia Vegetal desde 2002 e o curso de Doutorado em Biologia Vegetal desde 2015 e mantém um perfil de qualificação acadêmica atestado pela CAPES, tendo recebido conceito 4 na última avaliação.
O programa já formou 180 mestres e 61 doutores e conta com 58 alunos regularmente matriculados, sendo 24 no mestrado e 34 no doutorado.
