AVALIAÇÃO das Caracteristicas Fisicas, Bioquimicas e Organolepticas e Efeito da Radiação Gama na Conservação Pós-colheita dos Frutos de Mamão (carica Papaya L.)

Nome: KARLA KRISTINE FLORENÇO FERRAZ
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 28/02/2005
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Diolina Moura Silva Co-orientador
Suely Gomes de Figueiredo Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Diolina Moura Silva Coorientador
EDNA FARIA DE MEDEIROS Examinador Interno
FLAVIA LUCIA ABREU RABELO Examinador Externo
Suely Gomes de Figueiredo Orientador

Resumo: RESUMO

O mamão é um fruto frágil e perecível aceito em todo o mundo e requer a utilização de técnicas de conservação para manutenção da qualidade dos frutos do período colheita até a comercialização. Uma dessas técnicas é a aplicação de radiação gama. O objetivo deste trabalho foi avaliar as características físicas e bioquímicas e o efeito da radiação gama na conservação dos frutos de mamão durante a pós-colheita. Mamões foram colhidos em perfeitas condições de qualidade e selecionados pela coloração amarela. Para as análises foram utilizados em frutos do grupo Solo, cultivares Golden e Gran Golden, cultivados no Espírito Santo, utilizando os seguintes parâmetros: peso, comprimento, diâmetro, espessura da polpa, perda de água, perda de textura, atividade de enzimas (poligalacturonase e -galactosidase) e teor de carboidratos, de janeiro a novembro de 2004. Não foram encontradas diferenças significativas entre os cultivares Golden e Gran Golden.
O peso dos frutos variou de 290 a 613g e 326 a 748g para frutos Golden e Gran Golden, respectivamente. O comprimento variou de 11 a 15cm e a largura de 7 a 9,5cm e a espessura da polpa variou de 1,6 a 2,0cm. O conteúdo de açúcares solúveis totais em ambos os cultivares variaram de 9,0% no estádio verde a 11% no estádio maduro (8º dia pós-colheita), mas diminuíram para 7,5% no 4º dia. A atividade das enzimas poligalacturonase e -galactosidase, que estão envolvidas na solubilização da pectina e modificação da firmeza da polpa, foram mensuradas em vários estádios de maturação, para obtenção das correlações com as mudanças de textura da polpa. Os resultados mostraram que ocorre um aumento da atividade dessas enzimas durante o amadurecimento relacionada à perda de textura dos frutos. Existe uma forte correlação negativa entre a atividade dessas enzimas e a perda de textura dos frutos.
Frutos irradiados tratados com 0,6 e 1,0kGy apresentaram maior textura quando comparados aos frutos controle, durante o amadurecimento. A dose de 0,6kGy atrasa em 1 dia o pico de atividade da poligalacturonase e a dose de 1,0kGy diminui a atividade enzimática. Estes resultados demonstram que a irradiação gama pode ser considerada um tratamento promissor na conservação dos frutos de mamão durante a pós-colheit

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910